VINCI Airports obtém contrato de concessão de 30 anos da aviação civil brasileira para operação do Aeroporto Internacional de Manaus no Brasil

VINCI Airports obtém contrato de concessão de 30 anos da aviação civil brasileira para operação do Aeroporto Internacional de Manaus no Brasil

(COMUNICADO DE IMPRENSA) RUEIL-MALMAISON, 21-Jan-2022 — /EuropaWire/ — VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados e parte da VINCI Concessions SA, anunciou que será a nova operadora do Aeroporto Internacional Brasileiro de Manaus (IATA: MAO, ICAO: SBEG) como parte de um novo contrato de concessão de 30 anos concedido à empresa pela aviação civil brasileira (ANAC ) em abril de 2021. A cooperação efetiva entre a VINCI Airports e a Infraero, empresa pública de infraestrutura aeroportuária, permitiu uma transição tranquila. O Aeroporto Internacional de Manaus se juntará a outros seis aeroportos da região (Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Cruzeiro do Sul, Tabatinga e Tefé) a serem incluídos no portfólio da VINCI Airports até fevereiro de 2022. Em 2019, esses sete aeroportos atenderam cerca de 5 milhões de passageiros combinados.

Terceiro aeroporto de cargas do Brasil, o aeroporto de Manaus é um pilar do desenvolvimento econômico e social da Amazônia. A VINCI Airports trabalhará para desenvolver a atividade de carga desta plataforma otimizando sua operação.

Com base no bom desempenho ambiental do aeroporto de Salvador – que se tornou “o aeroporto mais sustentável”¹ do Brasil desde que assumiu as operações em 2018 – a VINCI Airports também implantará seu plano de ação ambiental na Amazônia. O objetivo é reduzir as emissões de CO2 dos aeroportos – principalmente através da construção de um parque solar – e melhorar sua gestão de água e resíduos. Finalmente, um programa de sumidouros de carbono florestal será implementado lá, para sequestrar suas emissões residuais de CO2 e ao mesmo tempo ajudar a proteger a floresta amazônica e a biodiversidade.

Após a integração do aeroporto de Manaus e dos outros seis aeroportos da região, a VINCI Airports operará 53 aeroportos em todo o mundo, incluindo 8 aeroportos no Brasil. Torna-se assim a principal concessionária de aeroportos internacionais do país em número de aeroportos geridos e emprega cerca de 500 pessoas no país.

Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, declarou: “A VINCI Airports orgulha-se de ser a nova operadora do aeroporto de Manaus e de outros seis novos aeroportos no bloco norte. Nessa região do Brasil, composta em grande parte por florestas e rios, o transporte aéreo é essencial para a mobilidade das pessoas e da cadeia produtiva. Mobilizaremos nossa expertise do ponto de vista operacional e ambiental, com vistas ao desenvolvimento sustentável. Estamos renovando nossa parceria com o Brasil para fazer desta concessão um novo sucesso, com base nos resultados muito positivos que obtivemos em Salvador da Bahia”.

Sobre os aeroportos VINCI

A operadora de aeroportos privados líder mundial, a VINCI Airports opera 53 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas. Graças à sua experiência como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização de infraestruturas e gestão de suas operações. transição ambiental. A VINCI Airports é o primeiro operador aeroportuário a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, para atingir a meta de zero emissões líquidas em toda a sua rede até 2050.

¹Conforme classificação da Agência Nacional de Aviação Civil (https:// www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/meio-ambiente/aeroportos-sustentaveis/2020)

AVISO LEGAL: A versão em português deste comunicado é uma tradução do comunicado de imprensa original, que está escrito em inglês e é apenas para fins informativos. Em caso de discrepância, a versão em inglês deste comunicado prevalecerá.

SOURCE: vinci-concessions

MORE ON VINCI AIRPORTS, VINCI, ETC.:

Follow EuropaWire on Google News
EDITOR'S PICK:

Comments are closed.