A URSAPHARM Arzneimittel e a CEBINA anunciam uma parceria com vista a reaproveitar o anti-histamínico azelastina para combater a COVID-19

URSAPHARM Arzneimittel and CEBINA announce partnership to repurpose the antihistamine azelastine to combat COVID-19

A URSAPHARM Arzneimittel e a CEBINA anunciam uma parceria com vista a reaproveitar o anti-histamínico azelastina para combater a COVID-19

(PRESS RELEASE) SAARBRÜCKEN / VIENA, 17-Feb-2021 — /EuropaWire/ — Na luta contra o vírus SARS-CoV-2, um grande número de empresas farmacêuticas está em busca de novas abordagens para combater a pandemia. Além das vacinas, estão a ser feitos esforços intensivos de investigação e desenvolvimento em todo o mundo que se concentram na identificação de novas terapêuticas anti-COVID, os quais incluem a reavaliação das carteiras de produtos existentes com o objetivo de reaproveitar os medicamentos que possuem propriedades antivirais.

Com este objetivo em mente, a URSAPHARM Arzneimittel GmbH, com sede em Saarbrücken, e a empresa de biotecnologia sediada em Viena CEBINA GmbH (Incubadora e aceleradora de biotecnologia da Europa Central) estão a colaborar para reaproveitar o medicamento anti-histamínico azelastina como potencial medicamento terapêutico anti-SARS-CoV-2. A azelastina já é utilizada há muitos anos com sucesso em terapia antialérgica.

Dando início a um novo método computacional de previsão de reaproveitamento de medicamentos, desenvolvido e realizado pelo Professor Robert Konrat (Universidade de Viena), a CEBINA selecionou substâncias ativas já aprovadas para testes experimentais em colaboração com o Professor Ferenc Jakab (Laboratório Nacional de Virologia, Szentágothai-Research-Center, Universidade de Pécs, Hungria). Este esforço colaborativo levou à identificação da azelastina como um poderoso composto antiviral eficaz contra o vírus SARS-CoV-2, uma descoberta confirmada até agora por vários grupos de investigação independentes. A poderosa atividade anti-SARS-CoV-2 da azelastina foi demonstrada num modelo de tecido nasal humano reconstituído e ficou provada utilizando uma dose inferior à dos sprays nasais disponíveis para venda atualmente [1].

Foi iniciado um ensaio clínico a 16 de fevereiro de 2021 para verificar se a utilização de uma preparação para spray nasal contendo azelastina pode reduzir a carga viral na cavidade nasal. O objetivo do estudo é mostrar se o medicamento antialérgico Spray Nasal Pollival®, ou a sua versão diluída, pode reduzir a carga viral, diminuindo a transmissão e influenciando positivamente no curso da doença.

Se os estudos clínicos em curso tiverem resultados positivos, a URSAPHARM Arzneimittel GmbH e a CEBINA GmbH acreditam que esta será uma nova abordagem importante para controlar a disseminação viral e conter a pandemia atual.

Sobre a URSAPHARM Arzneimittel GmbH:
Desde a sua fundação em 1974, a URSAPHARM tornou-se um grupo de empresas que opera globalmente. Numerosos produtos inovadores e patentes asseguram o futuro da empresa e oferecem a mais de 700 funcionários altamente qualificados, na sede em Saarbrücken e nos países de vendas, excelentes condições de trabalho, assim como perspectivas de futuro promissoras. Com as suas subsidiárias em França, Benelux, Áustria, Polónia, República Checa, Eslováquia, Portugal, Rússia e Índia, bem como acordos de cooperação com parceiros de vendas em mais de 74 países, a URSAPHARM tornou-se um operador global nas últimas décadas, que agora está ativo muito além das suas fronteiras nacionais. No campo da oftalmologia, a URSAPHARM é há muitos anos um dos líderes de mercado na Alemanha e em muitos países europeus. A URSAPHARM também está ativa em outros campos de indicação, como alergias: sob a marca Pollival®, a empresa distribui sprays nasais e colírios contendo azelastina.

SOBRE a CEBINA:
CEBINA GmbH – Central European Biotech Incubator and Accelerator (www.cebina.eu) é uma empresa com sede na Áustria que oferece recursos internos de investigação, desenvolvimento, financiamento e gestão para empresas de biotecnologia de pequena e média dimensão e identifica ativamente projetos académicos com potencial de desenvolvimento de produtos no sentido de criar novas empresas. A CEBINA realiza os seus próprios projetos de desenvolvimento, em particular na área de doenças infecciosas, e iniciou vários projetos de P&D para combater a pandemia da COVID-19.

1. Konrat, R., et ai., O Anti-histamínico Azelastina, Identificado por Reutilização Computacional de Medicamentos, Inibe a Infeção por SARS-CoV-2 no Tecido Nasal Humano Reconstituído In Vitro. bioRxiv preprint doi: https://doi.org/10.1101/2020.09.15.296228.

Contactos para a Imprensa:

URSAPHARM Arzneimittel GmbH
T+ 49 6805 9292 – 0
F+ 49 6805 9292 – 222
info@ursapharm.de

Sophie Zettl, PhD
Vice President Business Development
CEBINA GmbH
+ 43 676 3731595
sophie.zettl@cebina.eu

Logos:

CEBINA

CEBINA logo

URSAPHARM

URSAPHARM logo

SOURCE: URSAPHARM Arzneimittel GmbH & CEBINA GmbH

MORE ON COVID-19, SARS-COV-2, AZELASTINE, NASAL SPRAY, ETC.:

Follow EuropaWire on Google News
EDITOR'S PICK:

Comments are closed.