Fundação Portugal Telecom / Direção Regional de Educação da Madeira: Projeto Todos Podem Ler – Madeira

  • Fundação PT e Direção Regional de Educação da Madeira celebram um novo protocolo para instalar soluções tecnológicas de acessibilidade nas bibliotecas das escolas do ensino básico;
  • Equipamentos e sistemas de software chegam a mais de 634 alunos;
  • Promoção do projeto “Todos Podem Ler – Madeira”.

FUNCHAL, PORTUGAL, 21-10-2015 — /EuropaWire/ — A Fundação Portugal Telecom (Fundação PT) e a Direção Regional de Educação da Madeira acabam de celebrar mais um protocolo, no âmbito do qual serão instaladas soluções TIC para a acessibilidade em quatro bibliotecas escolares da Madeira. Este protocolo enquadra-se no programa de apoio da Fundação PT à rede nacional de Bibliotecas Escolares, que prevê apoiar a criação de Núcleos de Acessibilidade, com vista à integração de alunos com necessidades educativas especiais entre o 1.º e o 3.º ciclos.

Na Ilha da Madeira, serão nesta primeira fase abrangidas as EB1/PE do Lombo da Guiné (Calheta), EB1/PE Ribeira Brava (Ribeira Brava), EB1/PE Ribeiro Domingos Dias (Funchal) e EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal), ao todo, mais de 634 alunos irão passar a usufruir de equipamentos informáticos (PCs e tablets) e soluções TIC de acessibilidade, como o PT Grid 2, o PT Magic Keyboard, a linha braille e uma câmara de acesso e controlo pelo olhar, assegurados pela Fundação PT. Com estes sistemas, o protocolo garante a acessibilidade às Tecnologias de Informação e Comunicação de todos os estudantes com necessidades especiais.

Com estas soluções TIC, as bibliotecas ficam dotadas de recursos promotores do acesso à leitura, e à utilização e produção de informação: livros acessíveis (e-books, audiolivros, livros em braille), sistemas de leitura, soluções de comunicação aumentativa, e outros produtos destinados ao acesso e utilização do PC.

Na qualidade de parceiro tecnológico, na área das TIC, da Secretaria Regional de Educação da Madeira, a Fundação PT intervém diretamente no programa “Todos Podem Ler – Madeira”, para reforçar o seu contributo na integração social e escolar de todos, facultando, mais uma vez, os meios necessários à aprendizagem dos que têm necessidades especiais.

O investimento da Fundação PT na comunidade escolar tem como premissa o respeito pelos valores das sociedades onde está inserida e baseia a sua atuação no compromisso de contribuir para a melhoria das condições de vida de todos, nomeadamente através de programas para inclusão social, escolar, digital e profissional, sustentados na acessibilidade, no conhecimento e no acesso facilitado às tecnologias de informação e comunicação.

Saiba mais sobre soluções TIC de acessibilidade da Fundação PT em http://tio.e4.sl.PT

Sobre a Fundação PT
A Fundação PT, instituição privada sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, tem por objeto exprimir e concretizar o compromisso de intervenção social e apoio ao desenvolvimento da PT Portugal, promovendo e apoiando projetos, iniciativas e atividades que contribuam para o desenvolvimento da sociedade de informação e o combate à infoexclusão, bem como para o desenvolvimento dos usos sociais das tecnologias de informação e comunicação e a promoção da inovação e do desenvolvimento.

Informações para Imprensa
Ricardo Fernandes
Tel: +351 215 000 929 / +351 962 446 397
E-mail: ricardo.d.fernandes@telecom.pt

###

Fundação PT e Direção Regional de Educação da Madeira levam tecnologias de acessibilidade a rede de bibliotecas das escolas do ensino básico

EDITOR'S PICK:

EuropaWire PR Editors

Recent Posts

Lenzing Group Launches Young Scientist Award for Innovation in Fiber and Textile Industry

(IN BRIEF) The Lenzing Group announces the Lenzing Young Scientist Award at the Dornbirn Global…

18 hours ago

Josée Ouellet Named Grand Ambassador of Université de Sherbrooke by Alstom

(IN BRIEF) Josée Ouellet, Vice President of Services for Alstom in North America, has been…

18 hours ago