Portuguesa REN vai modernizar e expandir rede de transporte de eletricidade com empréstimo do BEI de 450 milhões de euros

Portuguesa REN vai modernizar e expandir rede de transporte de eletricidade com empréstimo do BEI de 450 milhões de euros

(NOTÍCIA EM BREVE) O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 450 milhões de euros à Redes Energéticas Nacionais SGPS, S.A. (REN) para financiar a modernização e reforço da rede portuguesa de transporte de eletricidade e ligações de energias renováveis. O projeto apoiará o programa de investimento de cinco anos da REN no transporte de eletricidade e beneficiará inúmeras regiões de Portugal. Este financiamento faz parte do Plano REPowerEU mais amplo para promover a energia verde e apoiar a independência energética da Europa. O programa estará disperso geograficamente por todo o território continental, prevendo-se que a maioria dos investimentos seja nas regiões de coesão da UE.

(COMUNICADO DE IMPRENSA) LUXEMBOURG, 24-Mar-2023 — /EuropaWire/ — O Banco Europeu de Investimento (BEI), o braço de empréstimos da União Europeia, anunciou um empréstimo de € 450 milhões para a Redes Energéticas Nacionais SGPS, S.A. (REN) para financiar o reforço e modernização da rede portuguesa de transporte de eletricidade e ligações de energias renováveis. Este financiamento apoiará o programa de investimento de cinco anos da REN no transporte de eletricidade (2022-2026) e beneficiará inúmeras regiões de Portugal.

O empréstimo verde de € 450 milhões comprometido pelo BEI em Portugal faz parte do mais amplo Plano REPowerEU, destinado a promover a energia verde e apoiar a autonomia e competitividade da UE. Espera-se que a contribuição total do BEI de 30 mil milhões de euros para o REPowerEU mobilize mais de 115 mil milhões de euros de investimento adicional até 2027 para apoiar as tecnologias verdes e a independência energética da Europa.

Numa cerimónia de assinatura realizada hoje em Lisboa, o Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, e o CEO da REN, Rodrigo Costa, realçaram a importância do empréstimo de 450 milhões de euros destinado ao financiamento da modernização e aumento de capacidade da rede de transporte de eletricidade em Portugal.

“Estamos extremamente satisfeitos por ter o EIB apoiando nosso compromisso com a transição energética. A REN está no centro desse movimento e este empréstimo verde vai ajudar-nos a fazer mais e melhor num sistema energético cada vez mais complexo”, afirmou o CEO da REN, Rodrigo Costa. “Reforçará nossa capacidade de investimento e acelerará o desenvolvimento de novos projetos de rede que potencializarão ainda mais o uso de energia renovável. Estes projetos fazem parte de um esforço pan-europeu que é absolutamente vital se quisermos ser bem-sucedidos no combate às ameaças das alterações climáticas”.

CEI Vice- O Presidente, Ricardo Mourinho Félix, sublinhou que “redes energéticas resilientes e eficientes são fundamentais para a economia e os cidadãos de um país. É com grande satisfação que estreitamos a nossa relação com a REN para apoiar a modernização e modernização da rede de transporte de eletricidade portuguesa. Além disso, com este financiamento comprometido, estamos promovendo a conexão de capacidade de geração adicional a partir de fontes de energia renováveis, facilitando assim a entrega de energia verde para residências e empresas em todo o país. A dimensão do empréstimo também reflete o forte compromisso do BEI em ser o principal agente da transição verde em Portugal”.

O projeto apoiará a modernização e operação eficiente da rede de transporte de eletricidade em Portugal, aumentando a sua capacidade, permitindo a ligação e integração de novas fontes de energia renováveis (4,2 GW de capacidade adicional total) e garantindo que a REN pode manter a fiabilidade e qualidade de fornecimento de eletricidade. Isso incluirá a extensão, reforma e modernização de linhas, subestações e sistemas de controle e proteção. Além disso, 10% do projeto será dedicado a melhorar a resiliência da rede a eventos de mudança climática, como reforço de torres e cabos.

O programa será geograficamente disperso por todo o território continental, prevendo-se que a maioria dos investimentos sejam realizados em áreas designadas como regiões de coesão da UE. Isto sublinha o empenho do BEI em apoiar a convergência dos padrões de vida e um crescimento equitativo e sustentável em toda a União.

Informações básicas

BEI

O Grupo Banco Europeu de Investimento (Grupo BEI), constituído pelo BEI e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), registou mais um ano de excelentes resultados em Portugal, tendo o financiamento global assinado em 2022 atingido 1,7 mil milhões de euros.

REN

A REN – Redes Energéticas Nacionais opera em duas áreas de negócio principais: o transporte de eletricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Elétrico; o transporte de gás natural em alta pressão e a gestão técnica global do Sistema de Gás Natural, assegurando a receção, armazenamento e regaseificação de GNL, bem como o armazenamento subterrâneo de gás natural. A REN está também presente no negócio das telecomunicações, através da RENTELECOM, que inclui serviços diversificados, incluindo infraestruturas, serviços geridos ou consultoria. Satisfazendo todos os critérios de qualidade e segurança que lhe são exigidos, a REN pretende ser um dos mais eficientes operadores europeus do sistema de transporte de eletricidade e gás natural e, assim, criar valor para os seus acionistas.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: A versão em alemão/espanhol/francês/italiano deste comunicado é uma tradução do comunicado de imprensa original, que está escrito em inglês e é apenas para fins informativos. Em caso de discrepância, prevalecerá a versão em inglês deste comunicado.

CONTATO DE IMPRENSA:

Maite Cordero
m.corderomunoz@eib.org
+352 4379 – 84551

Press Office

press@eib.org
+352 4379 – 21000

SOURCE: European Investment Bank

MORE ON EUROPEAN INVESTMENT BANK, REN, ETC.:

Follow EuropaWire on Google News
EDITOR'S PICK:

Comments are closed.