Brasileiro Chico Cesar canta o amor em Londres

Brasileiro Chico Cesar canta o amor em Londres

(PRESS RELEASE) LONDRES, 28-Sep-2022 — /EuropaWire/ — Depois de “O amor é um ato revolucionário” o cantor e compositor brasileiro Chico César coloca novamente em evidência este sentimento essencial em seu novo álbum “Vestido de Amor”. Em turnê pela Europa, o músico faz uma única apresentação em Londres no dia 8 de outubro, no Islington Assembly Hall, trazido ao Reino Unido pela Backstage Productions.  

Primeiro trabalho elaborado fora do país, “Vestido de Amor” foi gravado na França. As músicas, compostas durante a pandemia, falam sobre o humano e sobre a humanidade. “É preciso falar do amor contra a barbárie”, declarou. Para Chico César, ainda que haja muito porquês para lutar, é possível dançar, com alegria, em busca da paz e da fraternidade.

Nas faixas do álbum, o artista caminha pela afirmação de um mundo mestiço, abordando o tema do pan-africanismo; desta vez do ponto de vista da diáspora africana. O álbum tem ritmos que navegam do forró brasileiro ao reggae jamaicano, da rumba do Zaire para o afro-caribenho calipso, do coco rural dos batuques africanos e bailados nos engenhos de cana dos antigos escravizados do Brasil ao rock urbano e contemporâneo tocado em todo o mundo. Entre as participações internacionais no álbum “Vestido de Amor” destaca a voz de Salif Keita, do Mali, e o piano de Ray Lema, do Congo, dois expressivos nomes da música africana. 

Com formação em Jornalismo e ativista político pelo caminho da Cultura, Chico César se posiciona contra a homogeneização do gosto e da monocultura estética. Portanto, o ritmo variado, sofisticado e experimental está presente em suas criações ao longo de sua carreira. 

Descendente de negros, índios e brancos, suas canções também são comentários sobre suas vivências político-sociais, principalmente nos conturbados últimos anos do Brasil. Durante os seis anos que passou como gestor público de cultura na Paraíba, sexto Estado brasileiro com maior desigualdade social, conviveu com as contradições sociais entre a “abundância criativa e a relativa pobreza dos meios de produção”. O desafio em gerir a secretaria da Cultura e as andanças na Paraíba profunda, aguçou os sentidos de afeto e da criação. “Reencontrei-me com meu lugar de nascença, inclusive com minhas representações amorosas dele, as mesmas de sempre e outras transformadas”. Assim, diversificou sua produção, escrevendo de poemas eróticos a livros infantis. Durante aquela temporada ativa lançou também o álbum “Estado de Poesia”. 

Em sua jornada, faz questão de comemorar e agradecer as mulheres. “Foram elas que me trouxeram à luz”, diz. Ele se refere as artistas que deram popularidade às suas canções como Elba Ramalho, Daniela Mercury, Maria Bethânia, Vania Abreu, Zizi Possi, além de Vanessa da Mata e Juliette. 

“Vestido de Amor” é o décimo álbum gravado em estúdio do cantor e compositor Chico César. A produção é do franco belga Jean Lamoot. “Uma jornada de música feita pelo sonho, pelo afeto e pelo desejo” que o leva em turnê na Europa por mais de um mês. “Ela, a música, me amparou. Retira-me do Brasil e a ele sempre me devolve”, conclui.

Sobre a Backstage Productions

A Backstage Productions é uma empresa estabelecida no Reino Unido com experiência na promoção e produção de concertos, teatro, projetos e eventos socioculturais. Atua na Europa desde 2013 como agente de booking para uma ampla gama de artistas brasileiros, todos reconhecidos pela qualidade de seus trabalhos.

TURNÊ VESTIDO DE AMOR – CHICO CÉSAR
Show em Londres dia 8 de outubro – 7pm
Islington Assembly Hall
Upper St, N1 2UD – London – UK
Ingressos à venda em
https://bityli.com/SgUHsmUm

Contatos para entrevistas:

contact@backstageproductions.co.uk
sandravasconcelos.press@gmail.com

MORE ON MUSIC, ETC.:

Follow EuropaWire on Google News
EDITOR'S PICK:

Comments are closed.