CAIXA E IAPMEI ASSINAM PROTOCOLO PARA LINHAS CAIXA CAPITALIZAÇÃO

350 milhões de euros para o financiamento da economia nacional

18-2-2013 — /europawire.eu/ — A Caixa Geral de Depósitos assinou esta sexta-feira  com o IAPMEI, a PME Investimentos e as SGM o protocolo para as Linhas de Crédito Caixa Capitalização, num montante global de 350 milhões de euros, destinado a pequenas e médias empresas orientadas para o mercado internacional.

Poderão ser enquadradas, até ao limite global de 10% da Linha Caixa Capitalização, empresas com um volume de negócios inferior a 3 milhões de euros que não apresentem os indicadores mínimos fixados desde que, na opinião da CGD e da SGM, prossigam estratégias de crescimento e diferenciação no mercado, dispondo de organização e capacidade de gestão adequadas.

No que diz respeito ao montante máximo por empresa, o mesmo estará dependente do plano de investimento acordado ou o equivalente a dois meses de faturação (16,6% do VN anual) com o máximo de 1,5 x EBITDA anual, com o limite máximo de 4 milhões de euros, definido em função da cobertura assegurada pela garantia mútua.

Em relação à garantia mútua, estas operações beneficiam de uma garantia autónoma à primeira solicitação prestada pelas SGM, destinada a garantir 50% do capital em dívida em todo o momento, no máximo de 2 milhões de euros, e respeitando os limites de envolvimento por empresa ou grupo de empresas existente no Sistema Nacional de Garantia Mútua (3,75 milhões de euros de garantias por empresa ou grupo de empresas sem contas consolidadas e 4,5 milhões se com contas consolidadas).

No que diz respeito ao prazo das operações, a CGD prevê acordar prazos alargados não podendo, contudo, ultrapassar os 7 anos.
Estas  linhas  apresentam uma taxa de juro Euribor (6M) + spread, sendo este definido em função dos níveis de risco e da tipologia dos instrumentos a utilizar, com possibilidade de capitalização semestral (parcial ou integral) de juros, podendo ser diferente, mediante acordo da SGM, para as operações.

Este instrumento financeiro é um produto exclusivo da Caixa Geral de Depósitos, que continua a apoiar as empresas portuguesas através da disponibilização de novos instrumentos de financiamento, procurando contribuir de forma relevante.

A Caixa apoiou mais de 20.000 empresas nas Linhas PME Investe/PME Crescimento, num montante global superior  a  quatro mil milhões de euros.

Esta assinatura decorreu no âmbito do Ciclo de Conferências para o Financiamento da Economia, que se realizou hoje, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

###

Follow EuropaWire on Google News
EDITOR'S PICK:

Comments are closed.