Lenzing, Södra e Riopele levam a moda sustentável para o próximo nível com fibras de liocel TENCEL™ x REFIBRA™

Södra OnceMore / criador de conteúdo: Ny Studio – Frederik Syren/ Copyright: Södra

(NOTÍCIA EM BREVE) Uma parceria estratégica entre o Grupo Lenzing, fornecedor líder de fibras especiais, e a produtora de celulose sueca Södra, juntamente com a fabricante portuguesa de tecidos Riopele, produziu uma coleção de moda sustentável para Filippa K. A coleção primavera/verão apresenta TENCEL™ x REFIBRA™ lyocell fibras à base de polpa da marca OnceMore®, o primeiro processo do mundo para reciclagem em larga escala de resíduos têxteis de tecidos misturados. A Riopele transformou as fibras piloto em tecidos da moda, que Filippa K utilizou na coleção. Lenzing e Södra visam compartilhar conhecimento e desenvolver processos em conjunto para uso mais amplo de têxteis celulósicos usados em escala comercial. O objetivo é processar 25.000 toneladas de resíduos têxteis anualmente até 2025.

(COMUNICADO DE IMPRENSA) LENZING/ VÄXJÖ/ POUSADA DE SARAMAGOS/ STOCKHOLM, 14-Feb-2023 — /EuropaWire/ — The Lenzing Group (VIE: LNZ), um fornecedor líder mundial de fibras especiais com sede na Áustria, e o produtor de celulose da Suécia, Södra, deram mais um passo para promover a circularidade na indústria da moda com sua parceria estratégica. As duas empresas, juntamente com a fabricante portuguesa de tecidos Riopele, desenvolveram têxteis feitos de materiais reciclados e produzidos de forma sustentável para a coleção primavera/verão da marca de moda Filippa K. A coleção é a primeira a nível mundial a apresentar fibras de liocel TENCEL™ x REFIBRA™ à base A celulose da marca OnceMore®, que é feita usando o processo de reciclagem de celulose desenvolvido em conjunto pela Lenzing e Södra para resíduos têxteis misturados. A Lenzing produz fibras de liocel a partir da polpa OnceMore® em um processo de fabricação de circuito fechado, e a Riopele transforma as fibras em tecidos da moda para a coleção de Filippa K.

Lenzing e Södra colaboram na reciclagem de têxteis desde 2021 e planejam compartilhar seus conhecimentos para permitir o uso mais amplo de têxteis celulósicos. A polpa OnceMore® também será usada como matéria-prima para a produção de fibras especiais da marca Lenzing TENCEL™ x REFIBRA™. A parceria visa processar 25.000 toneladas de resíduos têxteis por ano até 2025.

“Uma empresa sozinha não pode resolver o problema premente dos resíduos têxteis. São parcerias proativas como essa que nos permitem seguir em frente e provocar mudanças sistêmicas reais”, disse Robert van de Kerkhof, diretor comercial da Fiber do Lenzing Group. “Estamos trabalhando duro para tornar nossas indústrias ainda mais sustentáveis e impulsionar a transformação do modelo de negócio têxtil de linear para circular. Mais esforços de toda a indústria são necessários para que essa transformação ocorra”, disse van de Kerkhof.

“Estamos muito entusiasmados por ser a primeira marca a desenvolver produtos no novo têxtil baseado na celulose OnceMore®  usando a tecnologia REFIBRA™ da Lenzing, apoiada pela experiência criativa da Riopele na produção de fios e tecidos. Não estamos sozinhos nisso – a colaboração é um passo essencial na transformação sustentável da indústria. É importante para nós da Filippa K unir forças com parceiros que pensam da mesma forma que são inovadores em seus próprios campos”, disse Jodi Everding, vice-presidente de sustentabilidade da Filippa K.

A visão da Lenzing de uma economia circular totalmente desenvolvida é evidente em suas inovações de ponta em reciclagem, como as tecnologias REFIBRA™ e Eco Cycle. Essas tecnologias podem processar materiais reciclados com base em sobras de algodão pré-consumo e roupas pós-consumo, além de polpa de madeira solúvel virgem. A Lenzing visa co-desenvolver soluções circulares com potenciais parceiros, dentro e fora de sua atual cadeia de valor.

A indústria da moda há muito é conhecida por sua alta geração de resíduos e emissões de carbono, e a parceria Lenzing-Södra é apenas uma das muitas iniciativas destinadas a promover a sustentabilidade na moda. À medida que mais empresas exploram soluções circulares e fontes sustentáveis de matérias-primas, é possível que a indústria se torne mais ecológica e consciente de seu impacto no planeta.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: A versão em alemão/espanhol/francês/italiano deste comunicado é uma tradução do comunicado de imprensa original, que está escrito em inglês e é apenas para fins informativos. Em caso de discrepância, prevalecerá a versão em inglês deste comunicado.

CONTATO DE IMPRENSA:

Dominic Köfner
Vice President Corporate Communications & Public Affairs
+43 7672 701 2743
media@lenzing.com

Daniel Winkelmeier
Communications Manager
+43 7672 701 2871
media@lenzing.com

Sobre o Grupo Lenzing
O Grupo Lenzing representa a produção ecologicamente responsável de fibras especiais feitas de madeira como matéria-prima renovável. Como líder em inovação, a Lenzing é parceira de fabricantes globais de têxteis e não-tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos.

As fibras de alta qualidade do Lenzing Group formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas elegantes até denims versáteis e roupas esportivas de alto desempenho. Devido à sua alta qualidade consistente, sua biodegradabilidade e compostabilidade, as fibras Lenzing também são altamente adequadas para produtos de higiene e aplicações agrícolas.

O modelo de negócios do Grupo Lenzing vai muito além de um tradicional produtor de fibras. Juntamente com seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor agregado para os consumidores. O Lenzing Group busca a utilização e o processamento eficientes de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a redirecionar o setor têxtil para uma economia de circuito fechado. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e cumprir as metas do Acordo Climático de Paris e do “Green Deal” da Comissão Europeia, a Lenzing tem uma visão clara: tornar realidade um futuro de carbono zero.

Fatos importantes e Figuras Grupo Lenzing 2021
Receita: 2,19 bilhões de euros
Capacidade nominal: 1.145.000 toneladas
Número de funcionários (headcount): 7.958

TENCEL™, VEOCEL™, LENZING™, REFIBRA™, ECOVERO™, LENZING MODAL™, LENZING VISCOSE™, MICROMODAL™ e PROMODAL™ são marcas comerciais da Lenzing AG.

Sobre Filippa K
A casa de moda sueca Filippa K é pioneira no minimalismo escandinavo desde 1993, com uma abordagem sensual sem esforço que resiste ao teste do tempo. Oferecendo um guarda-roupa completo de itens essenciais refinados, as coleções equilibram estilo e funcionalidade para atender às necessidades reais da vida cotidiana. A abordagem de design consciente de Filippa K gira em torno de três pilares de sustentabilidade – circularidade, rastreabilidade e redução de impacto – que são possibilitados por suas parcerias e esforços de escalabilidade.

Sobre Sodra
A Södra foi fundada em 1938 com a ideia de que juntos somos mais fortes. Somos agora a maior associação de proprietários florestais da Suécia, com 51.000 proprietários florestais familiares como membros. Juntos, os membros da Södra possuem uma indústria líder mundial que transforma matéria-prima florestal em produtos renováveis, como celulose, madeira, sistemas de construção, bioprodutos líquidos e energia. Enraizados na floresta, cultivamos o futuro.

Sobre a Riopele
Fundada em 1927, a Riopele é um dos mais antigos fabricantes de têxteis em Portugal e uma referência internacional na criação e produção de tecidos para moda. Incorporando práticas sustentáveis em todo o negócio, a Riopele aposta na produção de tecidos de elevada qualidade, à base de fibras naturais, sintéticas, artificiais e recicladas. Como fabricante têxtil de referência, a Riopele integra as áreas de I&D, Fiação, Tinturaria, Torção, Tecelagem e Acabamento, oferecendo um sistema de produção verticalizado capaz de responder às atuais exigências da dinâmica indústria da moda.

SOURCE: LENZING AG

MORE ON LENZING GROUP, ETC.:

Follow EuropaWire on Google News
EDITOR'S PICK:

Comments are closed.