Banco BPI associa-se ao Fundo Europeu de Investimento para oferecer crédito sustentável às PME portuguesas

Banco BPI associa-se ao Fundo Europeu de Investimento para oferecer crédito sustentável às PME portuguesas

(NOTÍCIA EM BREVE) O Banco BPI e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) assinaram um acordo para conceder até 155 milhões de euros em empréstimos a pequenas e médias empresas (PME) portuguesas. O acordo, apoiado pelo programa InvestEU, visa melhorar o acesso ao financiamento das empresas elegíveis em Portugal para atividades nos setores culturais e criativos, inovação e digitalização e sustentabilidade. O acordo fornecerá financiamento de dívida a empreendedores, empresas do setor privado e público no setor cultural e criativo, financiamento para a transição para uma economia verde e sustentável e financiamento para empresas que investem em digitalização e inovação.

(COMUNICADO DE IMPRENSA) LUXEMBOURG, 27-Mar-2023 — /EuropaWire/ —  O Fundo Europeu de Investimento (FEI), parte do Grupo do Banco Europeu de Investimento e criado para apoiar as micro, pequenas e médias empresas (PMEs) da Europa, anuncia uma nova parceria com o Banco BPI para melhorar o acesso ao financiamento para pequenas e médias empresas (PME) em Portugal. O acordo, assinado no âmbito do programa InvestEU, irá desbloquear até 155 milhões de euros em empréstimos para empresas elegíveis em três áreas principais: cultural e setores criativos, inovação e digitalização e sustentabilidade.

A parceria com o InvestEU visa alavancar o financiamento de empresas portuguesas elegíveis, com o objetivo de apoiar o investimento na transição para uma economia verde e sustentável . Ao abrigo do acordo, o BPI vai conceder financiamento até 69 milhões de euros para investimentos ecológicos, verdes e inclusivos em descarbonização, energias renováveis, eficiência energética, mobilidade com emissões zero e baixas, resiliência climática e economia circular. As empresas elegíveis se beneficiarão de taxas de juros reduzidas e requisitos de garantia.

Para além do acima referido, o BPI vai ainda disponibilizar um financiamento até 57 milhões de euros para apoiar as empresas que investem em digitalização e inovação, como atividades de I&D e adoção de novas tecnologias.

A parceria vai ainda permitir ao BPI mobilizar até 29 milhões de euros em empréstimos para empresas dos sectores culturais e criativos, incluindo audiovisual, festivais, música, literatura, arquitectura, arquivos, bibliotecas e museus, artesanato, património cultural, design , artes cênicas, publicação, rádio e artes visuais.

A parceria entre o BPI e o EIF ajudará a impulsionar o crescimento das PME portuguesas e a apoiar a sua sustentabilidade a longo prazo. Também se alinha com os objetivos mais amplos da UE de promover o crescimento sustentável e o desenvolvimento econômico.

O BPI e o EIF têm uma parceria de longa data, com o FEI a fornecer garantias para vários dos programas de crédito do BPI em Portugal. Este novo acordo reforça essa relação e reforça o compromisso de ambas as instituições no apoio à economia portuguesa.

O vice-presidente executivo do EIF, Roger Havenith, disse: “Uma das principais prioridades do EIF é garantir a competitividade das PME europeias que estão impulsionando a transição ecológica e digital. Com este acordo e o financiamento do InvestEU em tempos turbulentos, as empresas portuguesas poderão aceder ao financiamento de que necessitam à medida que avançam para uma economia mais inovadora, digital e sustentável. Ao mesmo tempo, oferecerá apoio às empresas dos setores culturais e criativos que desempenham um papel tão importante na definição da nossa identidade a nível local e europeu.”

O Presidente Executivo do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, afirmou: “Este acordo reforça a parceria estratégica entre o BPI e o EIF na utilização de instrumentos financeiros de apoio às PME. É muito importante que o BPI tenha sido seleccionado pelo FEI para a implementação do InvestEU em Portugal, um sinal de confiança e uma confirmação do profícuo trabalho que temos vindo a fazer juntos há muito tempo. Este acordo afirma ainda o compromisso do BPI com a Sustentabilidade, principal meta que definimos no nosso Plano Estratégico, bem como, apoiar as empresas na transição para uma economia mais verde e digital.”

O Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, disse: “Este acordo com o Banco BPI demonstra o forte compromisso do Grupo BEI com a empresas comprometidas com a inovação e a digitalização, bem como com a sustentabilidade ambiental. Estamos satisfeitos que nosso apoio conjunto promova condições para melhorar a eficiência energética e integrar as energias renováveis em uma solução para o fornecimento seguro de energia e a descarbonização das economias da UE.”

O Comissário Europeu para a Economia, Paolo Gentiloni, disse: “InvestEU é uma ferramenta fundamental para apoiar pequenas e médias empresas em toda a Europa que operam nos setores cultural e criativo, digital e sustentável. Este acordo InvestEU ajudará a acelerar o progresso de Portugal rumo a uma economia mais verde, inovadora e digital. Estou muito satisfeito por, com este acordo, proporcionarmos às empresas portuguesas nestes setores cruciais o apoio necessário para continuarem a crescer e a criar empregos de qualidade.”

Informações básicas:

O FEI faz parte do Grupo do Banco Europeu de Investimento. A sua missão central é apoiar as micro, pequenas e médias empresas (PME) da Europa, ajudando-as a aceder ao financiamento. O EIF concebe e desenvolve capital de risco e crescimento, garantias e instrumentos de microfinanciamento que visam especificamente este segmento de mercado. Nesta função, o EIF promove os objetivos da UE em apoio à inovação, pesquisa e desenvolvimento, empreendedorismo, crescimento e emprego.

Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de empréstimo de longo prazo da União Europeia de propriedade de seus Estados Membros. Financia investimentos sólidos que contribuem para os objetivos políticos da UE, incluindo uma transição global justa para a neutralidade climática. O BEI atua em cerca de 120 países e é o maior credor multilateral do mundo para projetos relacionados ao clima. Em 2022, o Grupo BEI assinou c. 1,7 mil milhões de euros em novos financiamentos em Portugal

programa InvestEU apoia o investimento sustentável, a inovação e a criação de empregos na Europa. Ajuda a financiar as prioridades políticas da União Europeia, como o European Green Deal e a transição digital. O programa InvestEU reúne sob o mesmo teto uma multiplicidade de instrumentos financeiros da UE, tornando o financiamento de projetos de investimento na Europa mais simples, mais eficiente e mais flexível. O programa é composto por três componentes: o Fundo InvestEU, o Centro Consultivo InvestEU e o Portal InvestEU. O Fundo InvestEU é implementado por meio de parceiros financeiros que investirão em projetos usando uma garantia do orçamento da UE de € 26,2 bilhões. A garantia apoiará os projetos de investimento dos parceiros de implementação, aumentando sua capacidade de assunção de riscos e, assim, mobilizando pelo menos € 372 bilhões em investimentos adicionais.

O BPI é uma instituição financeira focada na prestação de serviços bancários de retalho em Portugal, onde é o quarto maior banco em termos de volume de negócios, com quota de mercado superior a 11% no crédito e nos recursos de clientes. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que desde o final de 2018 detém a totalidade do capital social. O negócio do BPI está organizado em vários segmentos: Retalho, Premier, Private Banking, PME, Corporate e Institutional Banking. O BPI oferece uma gama completa de produtos e serviços financeiros, adaptados às necessidades específicas de cada sector, através de uma rede de distribuição especializada, omnicanal e totalmente integrada.

O novo instrumento financeiro estará brevemente disponível para as empresas portuguesas.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: A versão em alemão/espanhol/francês/italiano deste comunicado é uma tradução do comunicado de imprensa original, que está escrito em inglês e é apenas para fins informativos. Em caso de discrepância, prevalecerá a versão em inglês deste comunicado.

CONTATO DE IMPRENSA:

EIF: Maite Cordero | Phone number: +34 606 66 82 62 | Email: m.corderomunoz@eib.org
David Yormesor, yormesor@eib.org, tel.: +352 4379 89076, mobile: +352 621 554 578
www.eib.org/press

European Commission:
Flora MATTHAES | Phone +32 229 83951 | Email flora.matthaes@ec.europa.eu

BPI:
Rui Silva | rsilva@tinkle.pt | +351 912 454 299

SOURCE: European Investment Fund

MORE ON EUROPEAN INVESTMENT FUND, ETC.:

Follow EuropaWire on Google News
EDITOR'S PICK:

Comments are closed.