ArcelorMittal Brasil faz parceria com Casa dos Ventos para projeto de energia eólica de 554 MW na Bahia

ArcelorMittal Brasil faz parceria com Casa dos Ventos para projeto de energia eólica de 554 MW na Bahia

(NOTÍCIA EM BREVE) ArcelorMittal Brasil fez parceria com a produtora de energia renovável Casa dos Ventos para desenvolver um projeto de energia eólica de 554 MW na Bahia, Brasil. A ArcelorMittal terá 55% de participação na joint venture e a Casa dos Ventos os 45% restantes. Estima-se que o projeto Babilônia forneça 38% das necessidades de eletricidade da ArcelorMittal Brasil até 2030 e esteja operacional até 2025. Esta é a terceira parceria de energia renovável estabelecida pela ArcelorMittal no ano passado como parte de seu compromisso de reduzir sua pegada de carbono.

(COMUNICADO DE IMPRENSA) LUXEMBOURG, 18-Apr-2023 — /EuropaWire/ — ArcelorMittal SA (AMS: MT), líder mundial em siderurgia e mineração, anunciou que sua subsidiária brasileira, ArcelorMittal Brasil, está se unindo à Casa dos Ventos, uma importante desenvolvedora de energia renovável no Brasil, para criar uma parceria de joint venture. O objetivo da parceria é construir um projeto de energia eólica de 554 MW na região central da Bahia, nordeste do Brasil, que ajudará a descarbonizar uma proporção significativa das necessidades de eletricidade da ArcelorMittal Brasil.

Pelos termos do acordo, a ArcelorMittal Brasil terá 55% de participação na joint venture, enquanto a Casa dos Ventos terá os 45% restantes. A autoridade antitruste brasileira, o CADE, aprovou a transação em 13 de abril, e o negócio deve ser concluído nos próximos 15 dias.

O projeto, que custará cerca de US$ 0,8 bilhão, deverá fornecer 38% das necessidades totais de eletricidade da ArcelorMittal Brasil até 2030. Será contabilizado pelo patrimônio, com a ArcelorMittal investindo cerca de US$ 0,15 bilhão.

O projeto Babilonia, como é conhecido, estará localizado próximo à rede elétrica nacional, e espera-se que tenha fatores de carga de alta capacidade de mais de 50%. O local também tem potencial para acomodar até 100 MW de energia solar, além das turbinas eólicas. As obras devem começar ainda este ano, e o projeto deve estar operacional até 2025.

A ArcelorMittal Brasil também se comprometeu a um contrato de compra de energia de 20 anos com a joint venture para o fornecimento de energia elétrica.

Este projeto é a terceira parceria de energia renovável estabelecida pela ArcelorMittal no ano passado, após acordos semelhantes na Índia e na Argentina. Na Índia, a empresa está trabalhando com o grupo Greenko para desenvolver um projeto solar e eólico de grande escala, enquanto na Argentina, fez parceria com a PCR para criar uma instalação solar e eólica. Esses acordos fazem parte do compromisso da ArcelorMittal de reduzir sua pegada de carbono e construir um futuro mais sustentável.

Ao comentar, Aditya Mittal, CEO da ArcelorMittal, disse:

“A recente aquisição da CSP aumenta imediatamente nossa presença no mercado brasileiro de alto crescimento e nos oferece opções futuras empolgantes. À medida que expandimos nossa presença e agregamos valor à nossa franquia brasileira, estamos conscientes da responsabilidade que temos em descarbonizar nossas operações. Ao colaborar com um respeitado operador de transição energética na Casa dos Ventos, podemos aproveitar o clima brasileiro favorável para a geração de energia renovável e progredir mais rapidamente em direção às nossas metas climáticas.

“Além de fazer sentido para o clima, este projeto faz sentido financeiro e operacional. Reduz os custos de eletricidade e fornece segurança energética para nossos negócios brasileiros e proporcionará retornos atraentes e consistentes no longo prazo.”

Jefferson de Paula, Presidente da ArcelorMittal Brasil, acrescentou:

“Além da recente aquisição da CSP, temos vários projetos de crescimento orgânico downstream em andamento que expandem nossa presença e aprimoram nossa capacidade de produzir produtos de maior valor agregado. Esses planos de expansão levarão a um aumento natural de nossas necessidades energéticas. Este projeto nos ajudará a nos preparar para o futuro, garantindo que garantimos nossos requisitos de energia de longo prazo de maneira responsável, sustentável e econômica”.

Mais detalhes sobre as ambições, estratégias, tecnologias e projetos de descarbonização em andamento da ArcelorMittal podem ser encontrados aqui.

Contate-nos

Informações de contato Relações com investidores da ArcelorMittal

  • General:+44 207 543 1128
  • Retail:+44 203 214 2893
  • SRI:+44 203 214 2801
  • Bonds/Credit:+33 1 71 92 1026

Informações de contato Comunicações corporativas da ArcelorMittal

  • Email: press@arcelormittal.com
  • Paul Weigh+44 203 214 2419

Sobre a ArcelorMittal
A ArcelorMittal é a empresa siderúrgica e mineradora líder mundial, com presença em 60 países e instalações siderúrgicas primárias em 16 países. Em 2022, a ArcelorMittal teve receita de $ 79,8 bilhões e produção de aço bruto de 59,0 milhões de toneladas métricas, enquanto a produção de minério de ferro atingiu 45,3 milhões de toneladas métricas. Nosso objetivo é produzir aços cada vez mais inteligentes que tenham um benefício positivo para as pessoas e o planeta. Aços produzidos por processos inovadores que consomem menos energia, emitem significativamente menos carbono e reduzem custos. Aços mais limpos, mais resistentes e reutilizáveis. Aços para veículos elétricos e infraestrutura de energia renovável que apoiarão as sociedades à medida que elas se transformam ao longo deste século. Com o aço em nosso núcleo, nosso pessoal inventivo e uma cultura empreendedora no coração, apoiaremos o mundo a fazer essa mudança. Isso é o que acreditamos ser necessário para ser a empresa siderúrgica do futuro. A ArcelorMittal está listada nas bolsas de Nova York (MT), Amsterdã (MT), Paris (MT), Luxemburgo (MT) e nas bolsas espanholas de Barcelona, Bilbao, Madri e Valência (MTS). Para obter mais informações sobre a ArcelorMittal, visite: http://corporate.arcelormittal. com/

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: A versão em alemão/espanhol/francês/italiano deste comunicado é uma tradução do comunicado de imprensa original, que está escrito em inglês e é apenas para fins informativos. Em caso de discrepância, prevalecerá a versão em inglês deste comunicado.

SOURCE: ArcelorMittal

MORE ON ARCELORMITTAL, ETC.:

Follow EuropaWire on Google News
EDITOR'S PICK:

Comments are closed.